fbpx

Descubra o que é WMS na logística e conheça as principais vantagens desse sistema e como a sua empresa pode crescer com o uso desse software!

Você ainda não sabe o que é WMS? Nesse caso, é possível você que esteja tendo alguns problemas em organizar os processos gerenciais de estoque do seu empreendimento. Além disso, essa é uma indicação que a sua empresa pode estar desatualizada, e que é necessário ficar por dentro das novidades do mundo da logística!

Para você compreender melhor como funciona o sistema WMS é necessário ter bastante calma! Primeiramente, é preciso entender o seguinte: a implementação do sistema WMS proporciona diversos benefícios, como ganho de capital, melhor atendimento para o público e rapidez nos processos de logística. 

Por isso, a ferramenta do WMS pode ser essencial para que a sua empresa consiga aumentar a sua competitividade e abranger um extenso mercado. 

Para te ajudar a entender o que é WMS na logística, preparamos um artigo completo sobre o assunto. A seguir, explicaremos como o WMS pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa e os benefícios que ele pode proporcionar. 

Processo de automatização

Vivemos em um momento de automatização, sendo necessário investir em tecnologia e se inserir no mundo digital devido ao aumento da demanda nesse segmento. Diante disso, as organizações precisam acompanhar as transformações e implementar processos automatizados para acompanhar as mudanças de mercado. 

Um estudo de automação realizado no Brasil definiu que várias empresas já utilizam o sistema de gestão. De acordo com a pesquisa, 53% das organizações entrevistadas fazem uso de diferentes sistemas de gestão, 31% utilizam o CRM, 29% utilizam o Business Intelligence e 16% utilizam o WMS. Isso ocorre devido ao crescimento do e-commerce, que modificou os modelos de consumo das pessoas. 

Antes, os consumidores esperavam semanas para receber o seu produto, sem nenhum problema. Porém isso mudou bastante, pois de acordo com uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui, em 2018, em torno de 18% dos consumidores tendem a desistir da compra quando veem que o tempo de espera é longo demais. 

Por isso, é possível concluir que, atualmente, os consumidores levam em consideração a qualidade do produto/serviço e o tempo de entrega ao escolher um produto para comprar. Por isso, um prazo de entrega rápido é considerado um diferencial para a empresa. 

Nesse contexto, ter recursos e sistemas de gestão eficientes para otimizar os processos de logística da organização são fundamentais para otimizar os processos produtivos, prestar serviços de forma mais eficiente e tornar os consumidores mais satisfeitos.  

A complexidade das operações de uma empresa é proporcional ao tamanho dessa organização. Portanto, se o seu tamanho muito grande, os seus processos e operações se tornam bastante complexos. Nesse caso, é necessário ter o auxílio de um sistema de gerenciamento com o objetivo de melhorar o funcionamento das organizações. 

Assim, nasce a demanda por um sistema de gerenciamento que mantém a ordem e a boa gestão de um empreendimento. Nesse contexto de necessidade de uma boa gestão, surgiu o WMS – Warehouse Management System -, que é um sistema de gerenciamento voltado para os armazéns. Veja a seguir como funciona melhor esse sistema de gestão. 

O que é WMS na logística?

O WMS consiste em um sistema de logística que se junta à cadeia de suprimentos (também chamada de Supply Chain Management, ou SCM) e que tem como principal objetivo gerar a automatização e promover uma melhor gestão dos processos de logística referentes a um centro de distribuição ou armazém. 

Utilizando o WMS é possível ter um maior controle do estoque, considerando a sua entrega até a sua expedição. Esse maior controle do estoque ocorre através do uso de um software, e gera maior otimização dos processos. 

Como o Sistema de Gerenciamento de Armazém funciona na prática?

Antes de entender como funciona o WMS, é necessário entender quais são os objetivos desse sistema de gestão. Como já foi dito, o WMS é um programa – que pode ser utilizado em computadores ou dispositivos móveis – que tem como objetivo:

  • Diminuição das perdas;
  • Melhoria nos processos de comunicação;
  • Controle da linha de produção;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Organização dos processos;
  • Planejamento dos materiais e recursos;
  • Diminuição dos custos do processo produtivo.

O sistema funciona da seguinte forma: o WMS se conecta com um banco de dados, onde há os registros das movimentações da organização através de um código, seja QR ou sensor. Assim, o sistema realiza as seguintes tarefas:

  • Atualização do inventário, com informações acerca dos produtos, como número de lote, peso e data de validade;
  • Registro da compra e venda de produtos;
  • Otimização do espaço de armazenamento;
  • Geração de relatórios sobre o status do estoque do armazém.

Esse software pode proporcionar vantagens para a organização, melhorando o seu desempenho diante do mercado. Estes são os benefícios gerados pelo WMS:

  • Otimização dos processos produtivos, administrativos e operacionais;
  • Otimização do local de armazenamento;
  • Maior eficiência na gestão da empresa;
  • Automatização dos processos de logística;
  • Diminuição dos custos operacionais, de mão de obra e de armazenamento;
  • Maximização da mão de obra e do uso de recursos;
  • Diminuição do tempo de entrega;
  • Melhor gerenciamento dos colaboradores;
  • Menores chances de haver erro humano;
  • Aumento da produtividade.

Assim, podemos concluir que o uso desse programa pode melhorar o modelo de gestão da empresa, oferecendo diversos benefícios para o empreendimento. 

E aí, gostou de descobrir o que é e como funciona o WMS? Agora você está cada vez mais perto de promover o desenvolvimento da sua empresa e aumentar a sua competitividade. 

Portanto, lembre-se: para que a empresa tenha melhores resultados e se torne de alta performance, é importante que ela tenha os seus setores e processos alinhados, com todos os colaboradores  trabalhando a partir dos mesmos objetivos e metas.

Por isso é importante que o sistema de logística seja organizado e otimizado, pois assim é possível diminuir os custos, aumentar a rentabilidade da organização e entregar os produtos no prazo pré-estabelecido. 

Posts relacionados

Escolher o operador logístico ideal pode ser uma experiência difícil, já que é necessário encontrar uma empresa confiável e que vai atender todas as demandas logísticas do seu negócio. E

Saiba Mais -

Case InBrands

Ao procurar por um operador logístico no Espírito Santo, a InBrands encontrou na B4you a parceria ideal, que dura mais de 10 anos. Com a

Saiba Mais -