fbpx

Como reduzir os custos logísticos da organização?

A logística é uma área que envolve a qualidade dos serviços prestados por uma organização. Por isso, esse segmento relaciona-se diretamente com a satisfação dos consumidores. E, todos sabem que a satisfação é importante para que qualquer empresa consiga alcançar o sucesso.

Assim, diminuir os custos dos processos de logística, sem perder a qualidade dos serviços ou dos produtos é considerado um enorme desafio para qualquer organização.

Se você deseja diminuir os custos dos processos produtivos e manter a qualidade dos seus produtos ou serviços para aumentar a satisfação do consumidor, está no lugar certo! Nesse artigo, separamos algumas dicas de como diminuir os custos de logística para superar esse desafio.

Dicas para reduzir os custos logísticos na organização

Veja a seguir excelentes dicas de como reduzir os custos dos processos logísticos no seu empreendimento. Assim será possível obter maior rentabilidade na sua empresa!

1 – Roteiro Eficiente

Você sabia que o setor do transporte é um dos principais responsáveis pelo aumento dos custos logísticos? Isso porque ele representa em torno de 63,5% das despesas totais da área da logística.

Por isso, se você busca diminuir os custos logísticos, é importante dar uma atenção especial ao transporte, com o intuito de definir um roteiro eficiente.

Porém, é válido ressaltar que a diminuição dos custos relativos ao transporte não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso definir estratégias para implementar uma roteirização de entrega mais eficiente.

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O E-BOOK EXCLUSIVO

Com a roteirização é possível definir um melhor trajeto, com o objetivo de otimizar o tempo e diminuir os custos relativos à entrega dos produtos. A roteirização proporciona estes benefícios para o seu empreendimento:

·         Diminuição dos custos de logística;

·         Maior otimização da frota;

·         Possibilidade de entregar uma maior quantidade de carga, em menor período de tempo;

·         Melhor qualidade do serviço prestado;

·         Entre outros.

Para definir um planejamento eficaz é preciso considerar as variáveis envolvidas no processo de transporte de produtos. Assim é possível diminuir os custos relativos ao transporte, assim como a qualidade do serviço prestado.

2 – Programação da manutenção da frota

Um dos principais pontos que ajuda a diminuir os custos de logística é amenizar os problemas mecânicos que podem surgir nas frotas que fazem o transporte dos produtos. Por isso é importante fazer a manutenção dos caminhões, etc. Além disso, a manutenção da frota ajuda a diminuir os riscos para o condutor e para outros motoristas que trabalham na estrada.

A manutenção das frotas ajuda os condutores a terem maior segurança, e ainda por cima ajuda a tornar as entregas mais eficientes. Para isso, é necessário definir um calendário de manutenções programadas, sendo necessário realizá-las de forma periódica para se ter um melhor funcionamento dos veículos.

Esses procedimentos são necessários para antecipar os problemas mecânicos da frota e realizar os consertos necessários, antes que os custos de manutenção sejam maiores. Isso é importante também para aumentar a vida útil da frota, além de diminuir os custos de logística e os riscos de acidentes.

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O GUIA PRÁTICO

3 – Investimento em tecnologia

As tarefas burocráticas tendem a tomar muito tempo dos colaboradores que compõem a empresa. Além disso, quando essas tarefas são realizadas manualmente, as chances de erros aumentam ainda mais. Isso faz com que os procedimentos burocráticos se tornem ainda mais caros.

Apesar de ser necessário realizar um investimento inicial, o uso de tecnologias, como de um software, pode gerar excelentes resultados para a empresa, em médio e longo prazo. Depois de um tempo, essas tecnologias podem otimizar os processos e diminuir os custos, além de diminuir as atividades burocráticas. Veja a seguir os principais benefícios do investimento em tecnologia nas empresas:

·         Maior otimização do tempo;

·         Diminuição dos custos dos processos de logística;

·         Maior eficiência nos processos produtivos;

·         Entre outros.

4 – Investimento no nível de conhecimento da equipe

A capacitação da equipe é um ponto muito importante para otimizar os processos produtivos da empresa e melhorar os seus resultados diante do mercado. Isso porque, quando os profissionais sabem o que fazer e como fazer, há diminuição dos erros e dos custos do empreendimento. Além disso, ocorre também melhorias na qualidade dos serviços prestados ou dos produtos vendidos pela empresa.

Por isso, é importante investir na capacitação de funcionários, com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelo empreendimento e diminuir os custos dos processos de logística.

5 – Uso do modelo Just in Time

A logística Just in Time é um dos principais procedimentos utilizados pelos empreendedores que desejam diminuir os seus custos. Esse método funciona da seguinte forma: as atividades da empresa são realizadas conforme o nível de demanda.

Portanto, a compra, a produção e o transporte de produtos são realizados de acordo com a demanda da empresa. Assim é possível ter foco na redução de desperdícios, melhoria na qualidade da operação e quase “extinção” do estoque.

Um dos principais pontos relevantes do “just in time” é que ele elimina o estoque com o intuito de diminuir os recursos parados, já que esses geram custos por conta da necessidade do armazenamento.

Para que os procedimentos “just in time” deem certo é preciso aumentar a sincronia dos processos produtivos, orientando todos os colaboradores do empreendimento. Dessa forma é possível melhorar o funcionamento da organização, diminuindo os custos relativos à armazenagem.

6 – Uso de indicadores de desempenho

Os KPIs (indicadores de desempenho) são necessários para melhorar o desempenho da empresa. Usando os KPIs é possível otimizar os processos, diminuir os custos e definir os pontos de gargalo para tornar o processo produtivo mais eficiente.

A depender da estratégia utilizada pela empresa é possível escolher os melhores KPIs para a organização. Com os indicadores, os gestores conseguem melhorar o funcionamento da empresa, visando a redução de custos dos processos logísticos.

7 – Definir metas e objetivos

Através do uso de KPIs é possível identificar os gargalos dos processos produtivos que impedem a eficiência da produtividade da organização e aumentam os custos da empresa. Com a identificação dessas falhas é possível melhorar o desempenho da empresa e definir um planejamento mais eficaz, conforme a realidade da organização.

Assim é possível ter melhores resultados, diminuir os custos e aumentar a satisfação dos consumidores da empresa.

Posts relacionados

Escolher o operador logístico ideal pode ser uma experiência difícil, já que é necessário encontrar uma empresa confiável e que vai atender todas as demandas logísticas do seu negócio. E

Saiba Mais -

Case InBrands

Ao procurar por um operador logístico no Espírito Santo, a InBrands encontrou na B4you a parceria ideal, que dura mais de 10 anos. Com a

Saiba Mais -